Inhotim e Yayoi kusama
Yayoi é uma artista japonesa nascida em Matsumoto-shi (Nagano Ken), em
22 de março de 1929. A artista sofre de problemas psicológicos e desde a
infância tem alucinações.
Considerada o maior nome da pop art japonesa, ela transforma seu
transtorno obsessivo compulsivo em arte.
Como ela mesma diz: "Minha arte é uma expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental, originário das alucinações que eu posso ver. Traduzo as alucinações e imagens obsessivas que me atormentam em esculturas e pinturas. Todos os meus trabalhos em pastel são os produtos da neurose obsessiva e, portanto, intrinsecamente ligado à minha doença. Eu crio peças, mesmo quando eu não vejo alucinações, no entanto. Com o tempo, passou a preencher pisos, paredes, telas, objetos e até pessoas com seus pontos."
Como ela mesma diz: "Minha arte é uma expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental, originário das alucinações que eu posso ver. Traduzo as alucinações e imagens obsessivas que me atormentam em esculturas e pinturas. Todos os meus trabalhos em pastel são os produtos da neurose obsessiva e, portanto, intrinsecamente ligado à minha doença. Eu crio peças, mesmo quando eu não vejo alucinações, no entanto. Com o tempo, passou a preencher pisos, paredes, telas, objetos e até pessoas com seus pontos."
Suas obras misturam pinturas, colagens, esculturas, e diversos tamanhos
de bolas, já chegam a valer milhares, e são conhecidas em várias partes do mundo.
Aço inoxidável
É uma versão da escultura de
Yayoi Kusama, apresentada em 1966, para uma participação extra-oficial na
Bienal de Veneza. Kusama instalou, clandestinamente, 1500 bolas espelhadas que
eram vendidas aos visitantes por US$ 2 cada. A placa alojada entre as esferas dizia
"Seu narcisismo à venda", o qual revelava de forma irônica sua
mensagem crítica ao sistema da arte e seus sistemas de repetição e
mercantilização. A intervenção levou sua retirada da Bienal, onde ela só
retornou em 1993.
Em Inhotim: 500 esferas de aço inoxidável flutuam sobre
o espelho d’água criando formas que diluem ou condensam de acordo com o vento e
outros fatores externos, é uma
escultura em grande formato que se desmaterializa, movendo-se organicamente em
reação ao vento e refletindo a natureza ao seu redor.
Yayoi Kusama é uma das artistas mais importantes do período pós-guerra e sua produção estabelece relação com movimentos como o minimalismo, a arte pop e o feminismo. Sua obra é marcada pela uso compulsivo de repetições de circulos, algo que remete às alucinações devido a esquizofrenia que a artista possui desde sua infância e que ela transpõe para suas diversas artes. Diferentes versões de Narcissus garden foram criadas para exposições em museus e espaços públicos nos últimos anos e, em Inhotim, a obra faz sua primeira aparição no Brasil. A obra constrói um enorme espelho, composto por centenas de espelhos que distorcem, fragmentam e principalmente multiplicam a imagem daqueles que a observam.
Disciplina:Tecnologia I Curso: Arquitetura e Urbanismo
Alunos: Amanda Caldeira, Filipe Costa, Isabela Soares e Kennedy Martins
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