TPI: A teia da Vida
Nome da Obra: A teia da Vida
A obra
O objetivo da obra é levar as pessoas a refletirem sobre a
vida e a morte, meditar sobre as questões que envolvem este tema. Foi escolhido
após o grupo assistir o filme ‘’A Árvore da Vida’’, que se trata do mesmo tema.
Elementos da Obra e Justificativa
•Serão penduradas no palco flores feitas de origami em papel
sulfite com alturas variadas, as flores foram escolhidas para representar a
vida. Em diversos momentos da vida, desde o nascimento à morte, a flor é
utilizada para presentear, homenagear, demostrar tristeza e alegria. O papel
para representar a fragilidade da vida. As diferentes alturas das flores em
relação ao chão representam o tempo e incerteza de sua duração.
•Durante a apresentação da obra, será executada em alto som a música
‘’Lacrimosa’’, musica de uma missa fúnebre do compositor austríaco Wolfgang
Amadeus Mozart, de 1791, sua última composição, a musica ‘’Lacrimosa’’, foi
escolhida por fazer parte de ‘’O Requiem em Ré menor’’ que é uma missa encomendada a Mozart por uma pessoa misteriosa, ele acreditava que a pessoa
foi enviada para avisar sua morte, e a missa seria para ele mesmo. Foi o que
aconteceu. ‘’O Requiem’’ foi a ultima composição de Mozart. A musica foi escolhida entre as demais por sua letra e força além de ser trilha sonora
do filme que serviu de base para o projeto.
•O palco será iluminado com a cor azul, a cor azul foi
escolhida por transmitir tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está
associada à frieza, monotonia e depressão. É uma cor fria, considerada a mais
fria entre os tons frios de azul, verde e violeta. O azul é a cor do espírito e
do pensamento. Simboliza o ideal e o sonho. A cor azul ajuda a abaixar a pressão
arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranquilidade, ternura,
afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade,
promovendo a saúde emocional. Favorece as atividades intelectuais e a
meditação. É a única que tem poder de desintegrar energias negativas,
favorecendo a paciência, a amabilidade e a serenidade. Quando sombrio, o azul
transmite a sensação de infinito.
• As pessoas andarão em meio a obra observando as flores,
simultaneamente será executada a música. Em
alguns momentos a música irá parar representando o silencio da morte.
Materiais e
Justificativas
·
Folha de Papel A4
A folha de papel A4 foi escolhida
para fazer as flores por ser o material adequado para a técnica do origami. Além
do mais, o papel, por ser frágil, representa a fragilidade da flor que
representa a vida;
Quantidade:
300 Folhas
Valor: R$15,00
(pacote 500 Folhas).
·
Fio de Nylon
O fio de Nylon foi utilizado para
suspender a flor do chão, e colado com cola quente em uma das extremidades. O
fio também simboliza a tênue linha da vida;
Quantidade:
300 Metros
Valor: R$02,00
(Metro linear)
·
Cola quente
A cola quente foi utilizada para
prender a flor de origami a uma das extremidades do fio de nylon. Além de ser
prática e resistente, a secagem da cola é rápida;
Quantidade: 2 Bastões
Valor: R$0,50 Unidade
·
Tela de Aço
A tela foi utilizada para amarrar a
outra extremidade do fio de nylon. Ela foi escolhida por ser prática e
possibilitar o controle do tamanho da obra;
Quantidade: 5 Metros quadrado (Emprestado)
·
Tubos
Galvanizados
O tubo galvanizado foi utilizado para
fazer a estruturação da tela de aço. Foram colocados quatro tubos nas laterais
da tela e um no meio fazendo com que a tela ficasse imóvel.
Quantidade: 5 (Emprestado)
·
Arame Recozido
O arame recozido foi utilizado para
prender a tela aos tubos, e a estrutura às barras do palco do teatro.
Quantidade: 2,5m linear (Emprestado)
·
Turquesa
A turquesa foi utilizada para cortar
e amarrar o arame recozido. (Emprestada)
Etapas da Montagem
·
A
primeira etapa a ser realizada foi a confecção dos origamis, a confecção de
cada um demora de 4 a 6 minutos, foi escolhido o papel, a cor e espessura, além
dos integrantes do grupo, alguns colegas de sala e fora de sala ajudaram.
·
Após a confecção dos
origamis, o fio de nylon foi medido, cortado e colado às flores com cola quente;
· Inicialmente a tela
de aço foi estendia e estruturada (Desenho 1) com quatro barras de aço nas laterais,
entretanto durante o teste a tela estava formando uma “barriga” então foi
colocada mais uma barra no meio resolvendo o problema;
·
Em
seguida as barras foram amarradas a tela com arame recozido; após o teste a
estrutura foi desmontada e guardada. O tempo de montagem e desmontagem da
estrutura (sem os origamis) durou aproximadamente 15 minutos para cada;
·
A
música também foi testada;
Fotografia: Danielle Rezende
·
No
dia da apresentação a estrutura foi montada, entretanto o modo que os origamis
seriam amarrados à estrutura foi mal pensado levando a um grande atraso, os
origamis foram amarrados do lado de fora do palco, o vento e o mal posicionamento
da grade fizeram com os fios de nylon embolassem;
·
No
momento de colocar a estrutura, já com os origamis, nas barras do palco vários
colegas ajudaram, em seguida as barras com a estrutura foi suspensa, a luz azul
foi acessa e a música foi executada formando a obra.
Mudanças
Algumas mudanças ocorreram, não só no
processo de montagem, mas também no significado da obra.
·
No
projeto feito em sala os elementos da obra e o modo como eles estariam expostos
possuíam significado, de modo que qualquer mudança implicaria na mudança de
significado e na mudança total da obra.
·
Na
obra os fios de nylon significavam a linha da vida, e as flores, a vida. No
projeto, as flores de origami estariam separadas (Desenho 2). Durante a montagem
acidentalmente os fios de nylon se embolaram (Desenho 3) formado uma espécie de
teia, mudando, involuntariamente, o significado da obra.
·
As
vidas, que outrora eram separadas, agora estavam entrelaçadas num emaranhado de
fio. Involuntariamente, o significado da obra foi alterado passando de vida e
morte pra vidas e mortes.
·
Outra
mudança foi a relação das pessoas com o espaço, a obra foi projetada para que
as pessoas entrassem dentro dela, passassem por ela (Desenho 4), no entanto por
causa da proporção da obra com palco e da quantidade de pessoas foi feito um
circulo em volta dela (Desenho 5), somente algumas pessoas entraram dentro
dela. A relação obra/pessoas foi mais apreciação do que submersão.
·
Assim,
a pausa que aconteceria na música foi modificada, não existindo mais um sinal
para o silencio da morte. A própria musica significava a morte.
Finalização
Apesar
dos contratempos a obra ficou tocante e expressiva, transmitindo através da
imagem a delicadeza da vida e através do som as duvidas e incerteza da morte,
sem perder a sinceridade, que era objetivo do grupo.
Fotografia: Rodrigo
Alves
Fotografia: Danielle
Rezende
Fotografia: Bárbara Sousa
Fotografia: Willian Travizani
Fotografia: Isabela Soares
Disciplina: Estúdio I Curso: Arquitetura e Urbanismo Professores: Carla Paoliello, Danielle Rezende e Wanderson Garcia Alunos: Amanda Caldeira, Filipe Costa, Isabela Soares e Kennedy Martins
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